Rhema

Rezem e Eu moverei os corações

segunda-feira, 25 de setembro de 2017

A vida de Santo Agostinho




Aurélio Agostinho nasceu em 354, em Tagaste, pequena cidade da Numidia, na Africa. Seu pai, Patricia, era pequeno proprietario de terras, ainda ligado ao paganismo (só iria se converter no fim da vida). Já sua mãe, Mônica, era uma fervorosa cristâ.

Depois de ter frequentado as escolas em Tagaste e na vizinha Madaura, conseguiu ir para Cartago, graças a ajuda financeira de um amigo de seu pai, para realizar seus estudos de retorica (370/371).

Sua formação cultural realizou-se inteiramente em língua latina e com base nos autores latinos (só superficialmente e não de muito bom grado ele se aproximou do grego).

Para ele, Cicero manteve-se durante longo tempo como modelo e ponto de referência essencial. Na época de Agostinho, o retórico já perdera seu papel antigo, que, como sabemos, era um papel politico e civil, tendo-se tornado essencialmente professor.

E, assim, Agostinho ensinou primeiro em Tagaste (374) e depois em Cartago (375-383). Mas a turbulência dos estudantes cartagineses o levou a transferir-se para Roma em 384. No mesmo ano, passou de Roma para Milão, onde assumiu o cargo de professor oficial de retorica da cidade. Agostinho chegou a Milão graças ao apoio dos maniqueus, dos quais, como veremos, foi seguidor durante certo período. Mas em Milão, entre 384 e 386, através de profundas reflexões espirituais, amadureceu sua conversão ao cristianismo.

Consequentemente, Agostinho demitiu-se do cargo de professor oficial e retirou-se para Cassiciaco (na Briância), numa chácara, onde passou a levar uma vida em comum com os amigos, a mãe, o irmão e o filho Adeodato. Em 387, Agostinho recebeu o batismo do bispo Ambrósio (que desempenhou um papel não desprezível, ainda que indireto, em sua conversão) e deixou Milão para retornar à Africa. No caminho de volta, em Ostia, morreu sua mãe, Mônica.

Agostinho só conseguiu voltar à Africa em 388, porque Maximo havia usurpado o poder naquela região e a viagem se tornara perigosa. Nesse meio tempo, esteve em Roma, onde permaneceu durante quase um ano. Voltando finalmente a Tagaste, vendeu os bens paternos e fundou uma comunidade religiosa, logo adquirindo grande notoriedade pela santidade de sua vida.

Em 391, quando se encontrava em Hipona, foi ordenado sacerdote pelo bispo Valério, sob pressão dos fiéis. Em Hipona, ele ajudou Valério, sobretudo na pregação, e fundou um mosteiro, onde se reuniram velhos e fiéis amigos, aos quais se uniram novos adeptos.

Em 395, foi consagrado bispo. E, no ano seguinte, com a morte de Valério, Agostinho tornou-se bispo titular. Na pequena cidade de Hipona, travou grandes batalhas contra cismáticos e heréticos, nela escrevendo também seus livros mais importantes. Daquela pequena localidade africana, com seu pensamento e sua obra tenaz, determinou uma reviravolta decisiva na história da Igreja e do pensamento do Ocidente.

Morreu em 430, enquanto os vândalos sitiavam a cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Expresse seu sentimento ao visitar nosso blog:

Quaresma de São Miguel

15 de agosto a 29 de setembro Clique aqui para rezar no grupo Link para whatsapp Todos os dias: – Acender uma vela be...