Durante o último Angelus na praça de São Pedro Bento XVI comenta a narração evangélica da Transfiguração e recorda que continuará a servir a Igreja com a oração e a meditação
«Neste momento da minha vida, o Senhor chama-me a “subir ao monte”, a dedicar-me ainda mais à oração e à meditação. Mas isto não significa abandonar a Igreja, aliás, se Deus me pede precisamente isto é para que possa continuar a servi-la com a mesma dedicação e amor com que procurei fazê-lo até agora, mas de um modo mais adequado à minha idade e às minhas forças». Bento XVI inspirou-se no Evangelho da Transfiguração para reafirmar, diante de uma multidão que transbordava da Praça de São Pedro, as razões da sua renúncia: «O Senhor chama-me». O encontro com os fiéis era para o último Angelus do pontificado, no domingo 24 de Fevereiro. Foram à praça em grande número e e fizeram sentir o seu afecto com longos e repetidos aplausos. E agradecendo-lhes várias vezes pelas manifestações de afecto, o Pontífice reafirmou com as suas palavras a primazia da oração na Igreja. Sem ela, recordou, «todo o compromisso do apostolado da caridade reduz-se a activismo».
E depois «a oração — quis reafirmar — não é um isolar-se do mundo e das suas contradições» como teria querido fazer Pedro no Tabor. Ao contrário, ela «reconduz ao caminho da acção». E representa, citando a mensagem para a Quaresma deste ano, «um o subir contínuo ao Monte do encontro com Deus e descer «trazendo o amor e a força que dele derivam de forma a servir os nossos irmãos e irmãs com o mesmo amor de Deus». É precisamente esta a chamada da Palavra de Deus que «sinto de modo particular dirigida a mim» confidenciou Bento XVI antes de invocar a intercessão da Virgem. E depois saudando os vários grupos de fiéis que vieram de todas as paróquiasda cidade e de diversas dioceses italianas e estrangeiras. Garantindo-lhes no final da oração mariana, que «na oração estamos sempre próximos».
Obrigado sua Santidade Bento XVI
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Expresse seu sentimento ao visitar nosso blog: