A Porta da Fé, continuemos queridos abrindo esta porta, para desvendar o que Deus quer de nós para este maravilhoso ano. Continua o Papa escrevendo acerca do ano da fé…
2. Desde o princípio do meu ministério como Sucessor de Pedro, lembrei a necessidade de redescobrir o caminho da fé para fazer brilhar, com evidência sempre maior, a alegria e o renovado entusiasmo do encontro com Cristo. Durante a homilia da Santa Missa no início do pontificado, disse: «A Igreja no seu conjunto, e os Pastores nela, como Cristo devem pôr-se a caminho para conduzir os homens fora do deserto, para lugares da vida, da amizade com o Filho de Deus, para Aquele que dá a vida, a vida em plenitude»[1]. Sucede não poucas vezes que os cristãos sintam maior preocupação com as consequências sociais, culturais e políticas da fé do que com a própria fé, considerando esta como um pressuposto óbvio da sua vida diária. Ora um tal pressuposto não só deixou de existir, mas frequentemente acaba até negado.[2] Enquanto, no passado, era possível reconhecer um tecido cultural unitário, amplamente compartilhado no seu apelo aos conteúdos da fé e aos valores por ela inspirados, hoje parece que já não é assim em grandes sectores da sociedade devido a uma profunda crise de fé que atingiu muitas pessoas.
Caminhar com Cristo e construir com Ele, esta deve ser a atitude do cristão que “Crê em Deus, Pai todo poderoso…” e vai professando sua fé através do credo da Santa Igreja Católica. A reflexão de hoje vem ao encontro do que diz o Santo Padre acima, que a fé é considerada em tantos conceitos que acaba por ser esquecida sua origem e seu objetivo, conforme está em Hebreus 11,1 “A Fé é o fundamento da Esperança, uma certeza a respeito do que não se vê.” Ainda neste aspecto faz-se muitas atividades em nome da fé, professa-se a fé, porém a Intimidade com Deus – certeza a respeito do que não se vê – continua deficiente como diz Santo Agostinho “Nosso coração estará inquieto enquanto não repousar tranquilo em Deus”.
Inundar o mundo com esta certeza eis nosso objetivo no Ano da Fé!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Expresse seu sentimento ao visitar nosso blog: